CONHECENDO O COMPUTADOR

Para finalizar o PRIMEIRO ENCONTRO, trabalhamos cada parte que compõe um computador. Foi uma experiência bastante produtiva e agradável. Cada professor teve a oportunidade de manusear e tirar dúvidas sobre cada hardware.

DIVISÃO DO COMPUTADOR:

SOFTWARE

Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos as aplicações, os programas e o sistema operacional.
Fonte: http://www.infowester.com/guiahdinic.php

HARDWARE

Hardware: material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware


1.FONTE DE ALIMENTAÇÃO

A
fonte de alimentação é responsável por distribuir energia elétrica para todos os componentes de um computador.
Sugestão: Potência a cima de 350W

2. PLACA MÃE – MOTHERBOARD

A
Placa Mãe: responsável pela integração de todos os componentes ou seja, serve de base para a instalação de todos os componentes.
Sugestões de Placas: ASUS e GIGABYTE

3. MEMÓRIA

Memória: onde as informações são armazenadas enquanto o computador estiver em funcionamento. A Memória Ram é volátil, seu conteúdo é apagado quando o equipamento é desligado.
Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido).


4.HD (HARD DISK)

HD é onde ficam armazenados permanentemente todos os arquivos como também todos os dados do Sistema Operacional.


5.PROCESSADOR

É o “
cerebro” do computador, é o componente que processa os comandos e informações necessárias para o seu funcionamento.
Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas.
Todo processador deve ter um
cooler (ou algum outro sistema de controle de temperatura). Essa peça (que lembra um ventilador) é a responsável por manter a temperatura do processador em níveis aceitáveis. Quanto menor for a temperatura, maior será a vida útil do processador.
O mercado de processadores é dominado por duas empresas: Intel e AMD. Eis alguns exemplos de seus processadores: Intel Pentium 4, AMD Duron, AMD Athlon 64, AMD Athlon XP, Intel Celeron, AMD Athlon 64 X2 e Intel Core 2 Duo.

6.PLACA DE REDE

A
placa de rede: é a placa que permite ligarmos um computador em rede (interligados com outros computadores). Serve para receber e enviar informações e também para podermos acessar a internet (ADSL).

7.PLACA DE FAX/MODEM

A Placa de fax/Modem: é a placa que permite o computador ser ligado uma linha telefônica, assim acessar a internet (discada) e a outros computadores.

8.PLACA DE VÍDEO

Eis outra placa importante em um computador. Cabe à
placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos, etc.

9.MONITOR

O
Monitor: é a tela do Computador, responsável por transmitir informações visuais. Por muito tempo, a tecnologia mais usada nos monitores foi o CRT (Cathode Ray Tube), que está perdendo espaço para a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display).

Os monitores mais comuns encontrados no mercado oferecem telas nos tamanhos de 15", 17", 19" e 20” (lê-se o símbolo " como polegadas). Hoje em dia, é muito mais vantajoso ter um monitor com pelo menos 17", uma vez que a diferença de preços em relação a modelos.

10. DRIVES DE DIQUETE – CD E DVD

Os
drives de disquete são itens cada vez mais em desuso, tanto que já é comum encontrar PCs que não utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. Por oferecerem pouco espaço para armazenamento de dados e por darem muitos problemas (qualquer campo magnético é capaz de desorganizar as informações gravadas), esses discos estão perdendo sua utilidade.
O drive de CD-ROM/DVD é, basicamente, o dispositivo que lê CDs e/ou DVDs. Hoje é comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que também fazem gravação de dados. Até pouco tempo atrás, o mercado contava apenas com leitores e gravadores de CD. Atualmente, esses drives trabalham com CDs e DVDs. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes:
CD-ROM: serve apenas para ler CDs.
CD-RW (gravador): serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs.
CD-RW + DVD (combo): serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs;
DVD-RW (gravador): esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.

11.GABINETE

O gabinete é uma caixa metálica (e/ou com elementos de plástico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc).

12.TECLADO

O
teclado serve para a digitação, porém, ele também pode ser usado em jogos e em combinações de teclas para acesso rápido a determinados aplicativos.

13.MOUSE

Os
mouses são dispositivos que servem para guiar uma seta (cursor) na tela do computador, também são itens essenciais. Existem, basicamente, dois tipos de mouse: o de "bolinha", que usa uma esfera para movimentar o cursor; e o mouse óptico, que faz a movimentação da seta através de laser, dando, inclusive, mais precisão ao movimento.

ON BOARD: placas que já vem integradas a placa mãe.
OFF BOARD: placas na qual você instala e desinstala (fisicamente) na placa-mãe quando quiser.


Fonte:
http://www.infowester.com/guiahdinic.php